data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A partir das 7h desta segunda-feira, a regulação médica dos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a ser feita de Santa Maria, durante o dia, e não mais da central de Porto Alegre. O coordenador médico do Samu no Estado, Jimmy Herrera, está na cidade para acompanhar o começo dos trabalhos. Ele fará possíveis ajustes e encaminhamentos para o primeiro plantão da regulação compartilhada.
O serviço médico regulado por Santa Maria será realizado diariamente, das 7h às 19h. Nos demais horários, a regulação continuará sendo feita por Porto Alegre. Mas a prefeitura já estuda a possibilidade de ampliar a carga horária local.
ESTRUTURA
Ao todo, sete médicos reguladores foram contratados para o serviço, sendo dois turnos de seis horas para cada um. Esses profissionais passaram por treinamento de 36 a 48 horas presenciais na Central do Samu em Porto Alegre. Eles se somarão aos outros oito médicos intervencionistas que já atuam no serviço.
O investimento na central, por parte do município, é de R$ 52.792,31 mensais, totalizando R$ 337.792,31 para manter o serviço em Santa Maria - incluindo profissionais e veículos - e realizar uma média de 750 atendimentos por mês com mais agilidade.
*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Santa Maria